A minha Lista de blogues

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Laranjadas

Associação Industrial Portuguesa criou uma Secção exclusivamente para Refrigerantes em 1946 como desdobramento da secção de cerveja e refrigerantes, para melhor poder defender os interesses da classe. do relatório da gerência desse ano citamos algumas passagens:

"parece aos industriais que a indústria de refrigerantes deveria ser condicionada e, neste sentido, já em 1936 uma comissão apurava e fazia sentir que existiam no país muitas mais fábricas de refrigerantes do que as necessárias ao consumo público".
não sendo um sector prioritário para o Estado Novo, a regulamentação da actividade foi-se atrasando, tendo muitos industriais do sector optado por realizar acordos particulares com outros produtores.
segundo estes, "o exercício da indústria por parte de pessoas sem idoneidade técnica nem financeira, trabalhando com pequenas oficinas sem quaisquer preocupações de higiene, tem determinado tais desordens no mercado em preços que só pode explicar-se pelas inferiores qualidades das matérias primas empregadas e por uma total falta de escrúpulo na manipulação dos produtos."

Em 1946 os produtores de refrigerantes sugeriam ainda que "seria da maior conveniência fixar-se os preços de cada produto, registando-os nos rótulos das garrafas, para evitar a exploração dos revendedores, que chegam a auferir lucros de 100 a 200 por cento".

Em 1946 foi pela primeira vez regulamentado em Portugal o uso de corantes e conservantes nos refrigerantes.
nestes anos a facura da publicidade era muito menor, apesar de haver mais fabricantes no mercado do que há nos nossos dias. o custo da matéria prima, neste caso principalmente os citrinos, também era baixo, o que facilitavam o surgimento de fábricas um pouco por toda a parte. e quanto mais perto do laranjal melhor...
no Algarve houve várias, a grande maioria foi sendo encerrada ao longo das décadas de 70/80 ou mudou de actividade, passando de produtor a armazém/revendedor grossista, à medida que a concentração no sector ia aumentando.




Sem comentários:

Enviar um comentário